iParaiba
22 de maio de 2013

Política/lula

Lula recebe visita de Ronaldo após sessão de fono no Sírio-Libanês

Publicado em 05/04/2012, às 14h54
Tamanho do texto: A A A

Lula recebe visita de Ronaldo após sessão de fono no Sírio-Libanês

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula recebe visita de Ronaldo após sessão de fonoaudiologia no Sírio

Depois dos cinco meses em que se submeteu ao tratamento contra o tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer mais sessões de fonoaudiologia para recuperar e, principalmente, potencializar sua voz original. O objetivo é fazer com que a voz fique mais clara, resistente e forte para a agenda eleitoral que o ex-presidente pretende cumprir neste ano. Nesta quinta, após mais uma sessão de fono no Hospital Sírio-Libanês, Lula recebeu por meia hora o ex-jogador Ronaldo Nazário.

Lula tem feito sessões de fonoaudiologia desde janeiro, quando deu início às 33 sessões de radioterapia. Devido aos efeitos colaterais tratamento radioterápico, o ex-presidente ficou com a voz rouca, teve inflamação na garganta, desenvolveu mucosite (inflamação na mucosa) e passou a ter dificuldades de deglutição e salivação. A deglutição, segundo sua assessoria, melhorou desde a semana passada, e a expectativa dos médicos é de que em dois ou três meses ele não tenha mais problemas de salivação.

De acordo com a assessoria do Instituto Lula, a voz do ex-presidente ainda não está 100% recuperada. Apesar de estar mais nítida e próxima do que era sua voz antes do tratamento quimio e radioterápico, Lula ainda não consegue manter o tom de voz em diálogos prolongados. Após algum tempo falando, a voz volta a ficar rouca e falha, o que é considerado uma sequela temporária do tratamento.

O ex-presidente nunca havia se submetido aos exercícios de fonoaudiologia antes e gostou da possibilidade de voltar aos palanques com a voz "ainda melhor do que antes". Como a radioterapia não deixou sequelas nas cordas vocais, o ex-presidente decidiu, em conjunto com as duas fonoaudiólogas do hospital, que manterá por tempo indeterminado as sessões diárias de 30 minutos.

Lula decidiu não viajar no feriado de Páscoa e permanecerá em seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No próximo sábado (7), a família vai comemorar o aniversário da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completará 62 anos.

No dia 14 deste mês, Lula fará sua primeira aparição pública, desde que recebeu a notícia de remissão completa do tumor na laringe, em inauguração de um Centro Educacional Unificado (CEU), em São Bernardo do Campo. Lula atende a um pedido especial do prefeito Luiz Marinho e estará na inauguração junto com estrelas da legenda, incluindo a senadora Marta Suplicy e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O pré-candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, também foi convidado.

iG

Tags: lula, câncer,



» Leia mais notícias de Política

Ontem

Em encontro com Joaquim Barbosa, ministra pede menos desigualdade racial no Judiciário

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luzia Bairros, pediu hoje (21)...

Número de inscritos no Enem chega a 3,9 milhões

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 3.912.719 até as 18h15 desta terça-fei...

Comissão da Verdade vai recomendar que agentes respondam na Justiça por crimes na ditadura

A Comissão Nacional da Verdade disse hoje (21) que irá recomendar que agentes suspeitos de terem cometido crim...

Criação de empregos no país tem crescimento de 0,49% em abril

O país criou em abril 196.913 empregos com carteira assinada, um aumento de 0,49% em relação ao mês anterior, ...

Presidente do BC assegura que inflação está sob controle e cairá nos próximos meses

Depois de atingir picos no primeiro trimestre, a inflação começou a desacelerar e tende a continuar a cair nos...

Justiça decide que governo norte-americano não é obrigado a mostrar fotos do corpo de Bin Laden

Um tribunal de recurso de Washington decidiu hoje (21) que o governo norte-americano não é obrigado a mostrar ...

Mel Fronckowiak assume namoro com Rodrigo Santoro

Mel Fronckowiak, ex-integrante do grupo Rebelde, assumiu que está, de fato, namorando o galã Rodrigo Santoro. ...

Governo brasileiro ajudará a repatriar os corpos das três turistas mortas, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (21) que a Embaixada do Brasil na Turquia vai...

Governo lançará portal para unificar pagamento do INSS, FGTS e IR dos domésticos

O governo federal vai lançar, na primeira semana de junho, um site na internet para unificar o recolhimento do...

Sob sigilo, Nanda Costa negocia ensaio com a Playboy

Com o fim da novela 'Salve Jorge', parece que Nanda Costa resolveu voltar atrás na decisão de não posar sem ro...

Ana Maria Braga conta que foi vítima de golpe de funcionária

Durante o programa "Mais Você" desta terça-feira (21), Ana Maria Braga contou que foi enganada por uma funcion...

Presidente do TCE e reitor da UEPB discutem possibilidades de cooperação

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, recebeu a visita de cortesia do rei...

Brasil cria 196.913 empregos formais em abril, aponta Caged

Em abril, foram criados 196.913 empregos com carteira assinada no país, aumento de 0,49% em relação ao mês ant...

Governo libera R$ 30 milhões para combate à gripe no país

O Ministério da Saúde anunciou hoje (21) medidas para o enfrentamento da gripe no país. Serão destinados R$ 30...

Polícia apresenta três acusados de matar idosa em Massaranduba

As polícias Civil e Militar apresentaram na manhã desta terça-feira (21) três acusados de participação no latr...

Tornado: autoridades de Oklahoma revisam para 24 o número de mortos

Autoridades de Moore, em Oklahoma, no Sul nos Estados Unidos, revisaram de 91 para 24 o número de mortos na pa...

Ideli: regulamentação da PEC das Domésticas ficará a cargo do Congresso

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse hoje (21), depois de reunião com líderes da base ...

Brasileiros feridos na Capadócia recebem visitas de funcionários da embaixada

Os oito turistas brasileiros que se feriram na Capadócia (Turquia), durante o choque entre dois balões de ar q...

Faculdade de Campina Grande é descredenciada do Prouni

A UNESC – União de Ensino Superior de Campina Grande foi descredenciada pelo Ministério da Educação (MEC), con...

STF impõe derrota a Carlos Alberto de Oliveira da CAOA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, na semana passada, a decisão que confirma o acórdão do Tribunal...

» Leia mais notícias de ontem