iParaiba
21 de maio de 2013

Política/projeto de lei

Projeto de lei propõe que negros possam adotar sobrenomes africanos

Publicado em 15/01/2012, às 17h01
Tamanho do texto: A A A

Projeto de lei propõe que negros possam adotar sobrenomes africanos

Foto: Google

Deputado federal Nelson Pelegrino foi o autor da proposta

Projeto de lei que propõe que a população negra possa incluir sobrenomes africanos além dos de família após completar 18 anos fará parte dos debates da Câmara dos Deputados no retorno dos trabalhos legislativos. Aprovado no fim do ano passado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa, o projeto foi encaminhado para decisão conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De autoria do ex-ministro da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial deputado Edson Santos (PT-RJ) e do deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), a proposta institui o direito dos afrodescendentes de adotar os sobrenomes africanos mesmo que não tenham origem familiar. Atualmente, a lei permite apenas que o cidadão “após ter atingido a maioridade civil poderá alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família”.

O que os dois deputados querem é acrescentar um parágrafo na lei para permitir que os afrodescendentes possam ter sobrenomes africanos. Na justificativa do projeto, os dois deputados alegam que, ao longo dos anos, esses nomes foram sendo substituídos por outros de origem não africana. Com a mudança na lei, eles esperam resgatar o passado dos negros no Brasil.

“Desse modo, não só a cultura, mas, também, a própria identidade desses afrodescendentes tem sido apagada, ao longo da história. Torna-se necessário adotar mecanismos que permitam o resgate dessa identidade. Um dos aspectos mais importantes, para atingir esse fim, diz respeito à possibilidade de adoção do sobrenome original”, alegam os deputados.

O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Márcio Marinho (PRB-BA), com substitutivo. O texto original previa apenas a possibilidade de alteração do sobrenome, e o relator optou por permitir o acréscimo. Desse modo, Marinho pretende preservar os sobrenomes familiares de quem optar pela mudança.

“Entendo que trocar a palavra modificar por acrescentar melhora o texto da lei, deixando mais clara a sua finalidade, até mesmo porque, segundo se depreende do contexto do projeto, a modificação a ser feita não pode prejudicar os apelidos de família”, explicou o relator em seu parecer.

Aprovado na Comissão de Direitos Humanos no fim dos trabalhos legislativos, em dezembro do ano passado, a proposta já foi enviada para a CCJ, última instância pela qual deverá passar. Caberá à comissão analisar se a proposta é constitucional, não incluindo mais nenhuma mudança de mérito no texto. Se for considerado constitucional, o projeto seguirá para o Senado.

Agência Brasil

Tags: projeto de lei, população negra,



» Leia mais notícias de Política

Ontem

Brasil alcança 264,5 milhões de linhas de celulares

No mês de abril, foram ativadas cerca de 500 mil novas linhas de celulares, a metade do que foi registrado no ...

Provab 2013 incorpora 3.800 médicos para atuar em regiões com carência de atendimento

Um total de 738 médicos passou a trabalhar nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul por meio da edição deste ano ...

Rendeiras paraibanas são destaque em exposição nacional em São Paulo

A magia do trançado das rendeiras paraibanas ganha destaque em mais um evento nacional, neste mês, em São Paul...

Brasil e China vão trocar experiências sobre preservação digital de arquivos

Brasil e China farão uma troca de informações sobre preservação digital de arquivos históricos. O assunto foi ...

Sine-JP abre asemana com 220 vagas para todos os níveis de escolaridade

O Sine-JP está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado do Centro Histórico. Os interessad...

Ainda na UTI, Netinho dá seus primeiros passos

O cantor Netinho continua apresentando melhora desde que foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo...

Nepal nega autorização para brasileiro voar de parapente no Everest, mas alpinista mantém escalada

Pouco antes de seguir hoje (20) rumo ao cume do Everest, a montanha mais alta do mundo, com mais de 8 mil metr...

Dilma batiza petroleiro em Pernambuco

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (20), durante cerimônia de entrada em operação do navio-petroleiro Zumb...

Produção industrial mantém crescimento

A produção industrial manteve-se em crescimento em abril. De acordo com a Sondagem Industrial divulgada hoje (...

Tatá Werneck nega problema com Walcyr Carrasco e se deslumbra com globais

Antes mesmo da estreia de “Amor à Vida”, Tatá Werneck já pode ser considerada um sucesso. Vide a contagem regr...

Rômulo revela que fábrica de aviões já tem local para se instalar na Paraíba

O vice-governador Rômulo Gouveia, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues e auxiliares da Prefeitura se...

Sindicato dos Radialistas indica o nome de Wilson Maux para a nova Vila da Imprensa no São João de Campina

A delegacia regional do Sindicato dos Radialistas da Paraíba, em correspondência enviada ao prefeito Romero Ro...

CMJP e TRE-PB firmam parceria para agilizar recadastramento biométrico

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, nesta segunda-feira (20), o presidente do Tribunal Regional ...

Duas brasileiras morrem em acidente após acidente com balão na região da Capadócia

Mais uma turista brasileira faleceu após acidente com balão na região da Capadócia, na Turquia. A segunda víti...

Caixa informa que saque do Bolsa Família está normal

A Caixa Econômica Federal informou que o movimento nas agências bancárias e lotéricas credenciadas à instituiç...

Joaquim Barbosa critica sistema político brasileiro e defende reforma do modelo eleitoral

Menos de 15% das leis apreciadas pelo Congresso Nacional foram propostas por deputados ou senadores. As contas...

Missão brasileira visita hospitais na Capadócia em busca de vítimas de choque entre balões

Uma equipe de funcionários da Embaixada do Brasil na Turquia chegou no começo da tarde (horário de Brasília) d...

Governo colombiano e Farc-EP negociam primeiro item do acordo de paz

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Exército do Povo (Farc-EP) preparam o anú...

Começa prazo para instituições privadas aderirem ao ProUni

Está aberto a partir de hoje (20) o processo de adesão para as instituições particulares de ensino superior in...

Prefeito Romero Rodrigues e secretários municipais fazem vistoria no Parque do Povo

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, fez, na manhã desta segunda-feira, 20, uma vistoria no Parque ...

» Leia mais notícias de ontem