iParaiba
10 de fevereiro de 2012

Economia/IBGE

Resultado do PIB brasileiro em 2009 deve superar média mundial

Publicado em 11/03/2010, às 08h34
Tamanho do texto: A A A

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta quinta-feira (11) o resultado da economia do país no ano passado. A expectativa é de que os dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostrem estagnação, com uma variação próxima a zero na comparação com o resultado de 2008.

O resultado, no entanto, não é tão ruim quanto parece. Na média mundial, o PIB registrou queda de 0,8% no ano passado. Grandes economias, como Estados Unidos e Europa, viram seus resultados sofrerem forte contração em 2009. A maior economia do mundo ficou 2,4% menor. Na zona do euro, o recuo foi de 4,1%.

Entre os países emergentes, o Brasil fica atrás da China e da Índia, cujas expansões alcançaram 8,7% e 6,5%, respectivamente, mas bem à frente da Rússia - o PIB do país teve queda de 7,9% no ano passado.

Por aqui, depois de um início de ano ruim, com a economia mostrando queda de 0,9% na comparação com o trimestre anterior, o PIB voltou a crescer nos dois trimestres seguintes. Para fechar o ano com resultado positivo, no entanto, a alta no quarto trimestre precisa alcançar 5,0%, segundo economistas.

Na média dos últimos anos, o Brasil vem registrando resultado melhor do que a média mundial. Em 2007, enquanto o PIB global se expandiu em 4,9%, o brasileiro cresceu 5,1%. Em 2008, o crescimento brasileiro foi de 5,1% - acima da média mundial de 3,0%.

G1

Tags: IBGE, quinta-feira, resultado da economia, PIB, estagnação, variação zero, comparação,



» Leia mais notícias de Economia

Ontem

Chevrolet Cruze ganha versão familiar

A Chevrolet anunciou nesta quinta-feira a versão familiar do Cruze. Batizado de Cruze SW (Station Wagon), o mo...

Veneziano se reúne com organizadores da Consciência Cristã em visita ao Parque do Povo

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, esteve reunido com o Pr. Euder Faber- Diretor geral da ...

Forró Fest 2012 - 3ª Edição Acontece em Sousa Dia 26 de Maio

Na manhã desta última quarta-feira (09/02), o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, juntamente com o chefe de Gabin...

Fé e Ciência com Adauto Lourenço na 14ª Consciência Cristã

Durante o 14º Encontro para a Consciência Cristã, que acontece de 15 a 21 de fevereiro em Campina Grande-PB, s...

Bráulio Dias deixa secretaria de biodiversidade para assumir cargo na ONU

O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, deixa o cargo amanhã ...

» Leia mais notícias de ontem
Vinacc