iParaiba
21 de maio de 2013

Educação e Cultura/

MEC e FNDE mudam forma de pagamento no programa Brasil Alfabetizado

Publicado em 09/05/2008, às 07h25
Tamanho do texto: A A A

O Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e o Ministério da Educação mudaram a forma de pagamento dos educadores que integram o Programa Brasil Alfabetizado. A informação foi repassada recentemente à Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Campina Grande. O pagamento pelos serviços prestados ao programa não acontecerá por meio de depósito em conta corrente, como era até o ano passado. Agora os alfabetizadores receberão um cartão que foi emitido pelo FNDE e será destinado apenas ao repasse desses recursos.

Todos os alfabetizadores que integram o Programa Brasil Alfabetizado em
Campina Grande devem procurar o Banco do Brasil, na Agência Borborema, no Centro, munido de seus documentos pessoais, para receber seus cartões. A entrega está sob a responsabilidade da funcionária Ângela Maria.

A coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande, Maria José da Costa Silva, informa que até o momento o FNDE não repassou a bolsa auxílio aos alfabetizadores, pois o novo sistema ainda não está em pleno funcionamento e, em todo o país, o problema está se repetindo. "Por esse motivo é importante que esses profissionais procurem a agência bancária para receberem o cartão e posteriormente o dinheiro que lhes é destinado", ressalta.

Mesmo com esta dificuldade, os mais de dois mil alunos do Programa Brasil Alfabetizado da Rede Municipal de Educação de Campina Grande já receberam um kit com material pedagógico e os educadores um kit contendo livros e outros materiais para serem usados com as turmas do programa. As escolas municipais também já receberam a merenda destinada a estes alunos.

Na Rede Municipal de Educação de Campina Grande existem, atualmente, 63 professores inscritos e atuando no Programa Brasil Alfabetizado, que busca alfabetizar pessoas que já passaram da idade regular e que por diversos motivos adiaram sua formação educacional e agora retomam os estudos com a intenção de se alfabetizarem.

Os profissionais envolvidos nesse programa são professores municipais que atuam em outro horário e a noite dedicam o seu tempo para alfabetizar essas pessoas. Em contra partida a SEDUC oferece formações para qualificar estes profissionais para lidarem com a alfabetização de adultos e o Ministério da Educação, por meio do FNDE, disponibiliza a bolsa auxílio no valor de duzentos reais.

Codecom

Tags: ,



» Leia mais notícias de Educação e Cultura

Ontem

Brasil alcança 264,5 milhões de linhas de celulares

No mês de abril, foram ativadas cerca de 500 mil novas linhas de celulares, a metade do que foi registrado no ...

Provab 2013 incorpora 3.800 médicos para atuar em regiões com carência de atendimento

Um total de 738 médicos passou a trabalhar nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul por meio da edição deste ano ...

Rendeiras paraibanas são destaque em exposição nacional em São Paulo

A magia do trançado das rendeiras paraibanas ganha destaque em mais um evento nacional, neste mês, em São Paul...

Brasil e China vão trocar experiências sobre preservação digital de arquivos

Brasil e China farão uma troca de informações sobre preservação digital de arquivos históricos. O assunto foi ...

Sine-JP abre asemana com 220 vagas para todos os níveis de escolaridade

O Sine-JP está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado do Centro Histórico. Os interessad...

Ainda na UTI, Netinho dá seus primeiros passos

O cantor Netinho continua apresentando melhora desde que foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo...

Nepal nega autorização para brasileiro voar de parapente no Everest, mas alpinista mantém escalada

Pouco antes de seguir hoje (20) rumo ao cume do Everest, a montanha mais alta do mundo, com mais de 8 mil metr...

Dilma batiza petroleiro em Pernambuco

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (20), durante cerimônia de entrada em operação do navio-petroleiro Zumb...

Produção industrial mantém crescimento

A produção industrial manteve-se em crescimento em abril. De acordo com a Sondagem Industrial divulgada hoje (...

Tatá Werneck nega problema com Walcyr Carrasco e se deslumbra com globais

Antes mesmo da estreia de “Amor à Vida”, Tatá Werneck já pode ser considerada um sucesso. Vide a contagem regr...

Rômulo revela que fábrica de aviões já tem local para se instalar na Paraíba

O vice-governador Rômulo Gouveia, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues e auxiliares da Prefeitura se...

Sindicato dos Radialistas indica o nome de Wilson Maux para a nova Vila da Imprensa no São João de Campina

A delegacia regional do Sindicato dos Radialistas da Paraíba, em correspondência enviada ao prefeito Romero Ro...

CMJP e TRE-PB firmam parceria para agilizar recadastramento biométrico

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, nesta segunda-feira (20), o presidente do Tribunal Regional ...

Duas brasileiras morrem em acidente após acidente com balão na região da Capadócia

Mais uma turista brasileira faleceu após acidente com balão na região da Capadócia, na Turquia. A segunda víti...

Caixa informa que saque do Bolsa Família está normal

A Caixa Econômica Federal informou que o movimento nas agências bancárias e lotéricas credenciadas à instituiç...

Joaquim Barbosa critica sistema político brasileiro e defende reforma do modelo eleitoral

Menos de 15% das leis apreciadas pelo Congresso Nacional foram propostas por deputados ou senadores. As contas...

Missão brasileira visita hospitais na Capadócia em busca de vítimas de choque entre balões

Uma equipe de funcionários da Embaixada do Brasil na Turquia chegou no começo da tarde (horário de Brasília) d...

Governo colombiano e Farc-EP negociam primeiro item do acordo de paz

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Exército do Povo (Farc-EP) preparam o anú...

Começa prazo para instituições privadas aderirem ao ProUni

Está aberto a partir de hoje (20) o processo de adesão para as instituições particulares de ensino superior in...

Prefeito Romero Rodrigues e secretários municipais fazem vistoria no Parque do Povo

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, fez, na manhã desta segunda-feira, 20, uma vistoria no Parque ...

» Leia mais notícias de ontem